segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Fotografia: Peter Beste e o Black Metal

Peter Beste

Há alguns anos atrás pesquisando sobre alguns fotógrafos para um trabalho da faculdade, me deparei com Peter Beste e o seu livro intitulado True Norwegian Black Metal (2008), um trabalho fotográfico sensacional que retrata a cena Black Metal da Noruega. Para quem não conhece, o Black Metal é uma das vertentes do metal, que teve suas origens na Noruega. As letras das músicas falam sobre paganismo, satanismo, morte, rituais, e é claro sobre o ódio visível  pelo cristianismo. (Só pra constar, eu não sou anticristo, ateu e afins)

O Black Metal se firmou mundialmente nos anos 90 com as bandas norueguesas Mayhem, e  Burzum. Alguns acontecimentos polêmicos envolvendo integrantes dessas bandas chamou a atenção da mídia, e consequentemente a cena extrema começou a ter mais notoriedade, como o caso da igreja queimada por Varg Vikernessem, (Burzum) e o assassinato de Euronymous (Mayhem) por Varg.

Peter Beste é um fotógrafo peculiar, ele gosta de fotografar o macabro, o bizarro, o grotesco. Por isso ele dedicou sete anos de sua vida convivendo de perto com a subcultura Black Metal da Noruega, as bandas, e a paisagem nórdica. O que chama a atenção nesse ensaio, é ver os integrantes das bandas "posando" para fotos, o que não é muito comum, a não ser pelas fotos promocionais dos cd's que estou acostumada a ver.
Gaahl, Gorgoroth

O ex-vocalista da banda Gorgoroth, Gaahl, disse numa entrevista para a revista A Obscura Arte que não se sentiu a vontade posando para as fotos,e que aquilo era estranho para ele. Confira algumas fotos desse ensaio "bizarro" no site http://peterbeste.com/home/index.php?/photography/black-metal-i/



















Nenhum comentário:

Postar um comentário