domingo, 14 de abril de 2013

Black Music: Blues, Jazz e Soul

Amy Winehouse
Ao som de Take the Box:Amy Winehouse



Hoje eu acordei com vontade de ouvir Jazz, Blues, e Soul. Mas o que esses três tipos de música tem em comum? Todos eles surgiram com um negro nos vocais, e é claro que eu não preciso dizer que quando um negro sobe no palco pra cantar, independente do gênero musical, eles deixam qualquer um boquiaberto  (exemplo atual é a Ellen Oléria) Porém, as coisas mudaram, e vemos por ai muitos cantores brancos com a voz potente dos negros. 

Para não deixar de mencionar como, onde e porque esses gêneros surgiram, o que eu posso dizer com a pouca experiência que tenho para defini-los, é que tudo começou na época da escravidão norte-americana. O Blues surgiu no início do século XX, como uma forma de amenizar a dor física e emocional que os escravos sentiam com o trabalho duro nas plantações de algodão de Nova Orleans. Uma das características do gênero são as notas baixas e a melodia melancólica. Já o Jazz, é um derivado do blues com uma sonoridade mais alegre que é tocado geralmente com instrumentos de sopro, mas que incorpora outros instrumentos, como contrabaixo, e piano. O Soul music é uma junção do Rhythm And Blues, e da música gospel que também influenciou o Blues e o Jazz. Na verdade um estilo complementa o outro, e cada um tem um grupo de subgêneros na música. Destaco os músicos B B King, Louis Armstrong, e James Brown, do blues, jazz e soul respectivamente.

No século XXI as coisas mudam de forma, o contexto histórico e cultural em que vivemos é outro, e consequentemente, outros artistas surgiram, buscando nas raízes da tríplice Blues, Jazz, e Soul, dar uma repaginada no universo "Black Music". Dentre esses artistas contemporâneos, eu posso citar como a mais talentosa, e original a Amy Winehouse. Com certeza, uma perda musical e tanto, que apesar de todos os seus problemas pessoais, e polêmicas envolvendo a sua vida, tinha sim um talento e uma voz poderosa, e apesar de ser branca, possuía uma alma negra. A música de Amy é uma mistura de Soul, Jazz, e Blues, e essa mistura deu super certo.

Confesso que conhecia muito pouco o seu trabalho, ouvia suas músicas tocando em todo lugar que eu passava, mas ainda não tinha recebido o chamado do deus da música (brincadeirinha minha) para conhecer melhor a sua história no mundo da música. Quando ela morreu, eu pensei: "Só os artistas brilhantes morrem jovem assim" e então comecei a ouvir sua música, e confirmei o que pensava. Algumas pessoas definem os músicos pela sua conduta pessoal, eu não, eu defino um músico pelo o que ele toca/canta. Deixar de se interessar por um artista porque ele se envolve com coisas ruins não é o que eu faço.

Deixo aqui alguns links que explicam melhor a história da música negra, dos gêneros citados, e o link pro primeiro álbum da Amy, lançado em 2003, que inclusive ganhou vários prêmios. 

Documentário sobre o Jazz

História do Blues, Jazz e Soul

Frank, Amy Winehouse- Álbum de Estréia

15 Discos para Entender Melhor o Soul Music






Nenhum comentário:

Postar um comentário