quarta-feira, 17 de abril de 2013

Música: Anos 80

Falar da música dos anos 80 com conhecimento de causa é difícil pra quem nasceu no fim dessa década tão rica em termos de música, mas vou tentar. Ontem enquanto assistia um episódio da 4º temporada de Diários de um Vampiro, (sim, eu gosto!) a escola de Mystic Falls (nome fictício) estava organizando um baile dos anos 80, e rolou tanta música boa que eu fiquei inspirada. 

Cindy Lauper

Quando eu penso em algum artista/música dos anos 80, imediatamente eu me lembo da Cindy Lauper! Meu pai escutava muito os discos dela, eu era uma pirralha  mas me lembro disso com nostalgia. Outros artistas que marcaram muito essa década já que mencionei um dos ícones Pop , foi a Madona e o Michael Jackson, os soberanos do gênero.

Havia nessa época coisas novas pairando no ar, músicas dançantes (com a New Wave), alegres, sentimentalistas (sabe aquelas músicas românticas que com certeza a sua mãe ouvia direto?), mas também havia rebeldia (com o punk ,quase morrendo) , e um lado dark (com o Gótico) que trazia nas letras melancólicas uma atmosfera típica de filmes dramáticos com final infeliz (não é exagero) Havia também muito peso nas músicas (o Trash e o Heavy Metal desbancaram muitos artistas de outros gêneros), o tipo de música que com certeza, não era pra qualquer um. 

Foi nessa década que nasceu a MTV (Music Television) em Nova York, e esse nascimento fez com que o público pudesse ter uma interação visual com a música. Videoclipes foram despejados pela mídia televisiva, e é claro que os fanáticos por música aprovaram a ideia. A MTV lançou muitos artistas desconhecidos que não tinham muita popularidade, através dos videoclipes, e com o tempo ela foi se espalhando pelo mundo. 

A música não é só um produto para ser consumido e em seguida descartado (eu pelo menos não penso assim), sem que haja alguma letra com que possamos pensar e refletir, por isso foi na década de 80 que debates de temas como política, economia, e justiça social encontraram na música uma arma poderosa para disseminar a conduta engajada do público e dos artistas. Com certeza os mais velhos se lembram dos mega-eventos Live Aid, realizado no dia 13 de julho de 1985 por Bob Geldof, para arrecadar fundos para os africanos que passavam fome, e da mega turnê Human Rights Now realizado pela Anistia Internacional, com o objetivo de libertar presos políticos, e que rodou o mundo, passando inclusive pelo Brasil e Argentina. 

A década de 80 trouxe uma nova roupagem para o Rock: O Heavy Metal. Ele já tinha dado as caras no final da década de 70, mas ganhou uma sonoridade pesada, e a guitarra ganhou mais velocidade e se tornou o centro das atenções. O visual dos vocalistas tinha influências do punk, e do Glam Rock. 

Iron Maiden, ícones do Heavy Metal




Outro estilo derivado do Heavy Metal que surgiu foi o Trash Metal. A sonoridade é mais agressiva, os vocais são variados: rasgados, agudos, e guturais.  As representantes do genêro são as bandas Slayer,Megadeth, e Metallica. 

The Smiths, The Cure, Bon Jovi, Ozzy Osbourne, The Runaways, U2, The Pollice, Prince, Joy Division, Guns 'n' Roses, Inxx, Van Halen, Whitesnake, Poison, A-ha...tinha música pra todos os gostos, isso é fato. E não custa nada a gente relembrar dessa década recheada de novidades no mundo da música. Despeço-me com  o vídeo de uma das bandas da época que eu mais gosto: The Cure- Lovesong. :)


Fontes: Rock and Roll, Uma História Social - Paul Friedlander, (2006)
Wikipedia
Whiplash.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário